O hatch que completa 50 anos de história entra em uma nova era e se prepara para marcar presença entre os elétricos mais acessíveis da marca alemã.
A Volkswagen revelou as primeiras imagens do ID. Polo, versão de produção do conceito ID.2 All, apresentado em 2023. O modelo fará sua estreia mundial no Salão de Munique 2025 (IAA), em setembro, e chegará ao mercado europeu ainda este ano.
Fruto da plataforma MEB Entry, dedicada a elétricos compactos e de custo mais baixo, o ID. Polo terá preço inicial estimado em 25 mil euros (cerca de R$ 160 mil). Suas dimensões devem ser praticamente as mesmas do conceito: 4,05 m de comprimento, 2,60 m de entre-eixos, 1,81 m de largura e 1,53 m de altura, além de oferecer porta-malas de 440 litros e bagageiro adicional de 50 litros sob o banco traseiro.
Nas versões convencionais, o hatch deve entregar 204 cv de potência e contar com duas opções de bateria:
-
38 kWh LFP, com autonomia menor e preço mais acessível;
-
56 kWh NMC, com alcance de até 450 km no ciclo europeu WLTP.
As recargas rápidas terão potência máxima de 125 kW (DC), garantindo de 10% a 80% da carga em apenas 20 minutos. Já em tomadas de corrente alternada (AC), a potência pode chegar a 11 kW, completando a carga em 4 a 5 horas, dependendo do pacote de baterias.
A marca confirmou ainda a chegada do ID. Polo GTI em 2026, versão esportiva com estimados 226 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 7 segundos.
Por dentro, o modelo deve herdar boa parte do conceito ID.2 All, incluindo telas digitais de 10,9” (instrumentos) e 12,9” (multimídia). No design, o protótipo camuflado mostra dianteira semelhante ao Polo atual, mas a traseira será mais quadrada, com lanternas integradas.
Ainda não há previsão de lançamento do compacto elétrico no Brasil, mas a revelação mostra que a Volkswagen não vai aposentar o nome Polo, e sim conduzi-lo rumo ao futuro da mobilidade elétrica.