Moradores encontraram fuselagem de aeronave que caiu em 1964 durante transporte de borracha.
A forte seca que atinge o rio Jaru revelou um pedaço da fuselagem de um avião cargueiro que caiu há 61 anos, em agosto de 1964. O achado foi feito por moradores que vivem próximos ao leito, no trecho que passa pelo município de Vale do Anari (RO).
Segundo registros históricos, a aeronave era um bimotor Curtiss C-46, pertencente a uma empresa paraense, utilizado para o transporte de borracha. Na época, o cargueiro havia decolado de Rio Branco (AC) com destino a Belém (PA) e estava carregado com borracha laminada em sacos.
Durante o voo, problemas levaram a tripulação a lançar a carga no rio para reduzir peso e tentar um pouso de emergência. O plano era chegar até a então Vila de Rondônia — hoje Ji-Paraná —, onde havia uma pista próxima ao rio Machado. Para reduzir o risco de explosão, o piloto sobrevoou a região por cerca de quatro horas, queimando combustível.
Sem tempo suficiente para alcançar a pista, o comandante optou por pousar no rio Jaru. No procedimento, uma das asas teria colidido com uma árvore, provocando a queda da aeronave.
O local do acidente fica próximo à atual linha 610, na zona rural de Vale do Anari. O caso, que já fazia parte da memória de moradores antigos, agora ganha novos contornos com a descoberta dos destroços expostos pela estiagem.