Com apoio da Muralha Digital e reforço da presença policial, estado registra queda de 30% nos furtos e 56% nos roubos de veículos nos primeiros cinco meses de 2025
Rondônia está colhendo os frutos de uma política de segurança pública baseada em inteligência, tecnologia e atuação estratégica das forças policiais. De acordo com dados da Gerência de Estratégia e Inteligência da Sesdec, o estado registrou queda expressiva nos índices de furto e roubo de veículos no período de janeiro a maio de 2025.
Comparando com o mesmo período de 2024:
🔻 Furtos de veículos caíram 30%: de 900 para 629 ocorrências
🔻 Roubos de veículos reduziram 56%: de 365 para 161 registros
Tecnologia e policiamento atuando juntos
O resultado é fruto de ações como:
-
Reforço da presença policial em áreas vulneráveis e condomínios populares
-
Integração das forças de segurança com foco em prevenção e resposta rápida
-
Avanço da Muralha Digital, sistema de monitoramento com leitura automática de placas
Somente nos últimos seis meses, a Muralha Digital processou cerca de 75 milhões de leituras de placas, permitindo detecção imediata de veículos com registro de furto ou roubo, o que tem levado a prisões em flagrante e recuperação de automóveis em poucas horas.
Autoridades destacam integração e estratégia
O secretário da Sesdec, Felipe Vital, explica que, ao identificar um veículo com restrição no sistema, a Polícia Militar é imediatamente acionada e deslocada para a abordagem. Isso tem ampliado significativamente o índice de recuperação.
Já o governador Marcos Rocha destaca que o sucesso é resultado de investimento em tecnologia aliado à valorização dos profissionais da segurança pública:
“Estamos trabalhando de forma estratégica, para proteger as famílias de Rondônia. A queda nos roubos e furtos de veículos é mais uma prova de que a integração entre inteligência policial, tecnologia de ponta e presença efetiva do estado nas ruas está funcionando.”
Frota e vigilância
Rondônia possui mais de 1,2 milhão de veículos cadastrados, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e vem se destacando nacionalmente pelas políticas de segurança integradas, que associam monitoramento em tempo real com patrulhamento ostensivo.