Qual é o jeito certo de lavar o motor do carro?

Especialista alerta para riscos da lavagem incorreta e detalha quais componentes precisam de proteção para evitar prejuízos

Compartilhar via
Qual é o jeito certo de lavar o motor do carro?

Foto de Divulgação / Crédito: Luis Andreoli

Business

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do RondoMotor.​

Lavar o motor do carro é um procedimento que pode e deve ser feito periodicamente, segundo a mecânica Luciana Félix, proprietária da oficina Na Oficina, de Belo Horizonte MG. Mas a profissional faz um alerta importante: a limpeza só é segura quando realizada da maneira correta.
 
De acordo com Luciana, a prática exige cuidados específicos, e fazer o serviço de qualquer jeito pode causar danos sérios e caros ao veículo. Ela explica que existe um protocolo rígido a ser seguido, e que uma lavagem feita sem conhecimento técnico pode gerar prejuízos mecânicos difíceis de resolver.
 
Partes que não podem molhar
 
A especialista destaca que alguns componentes não podem entrar em contato direto com a água, sob risco de curto circuito ou falhas eletrônicas. Entre eles estão:
  • Caixa de fusíveis
  • Bateria
  • Módulo eletrônico
  • Cabos
  • Velas de ignição
 
Essas peças precisam ser muito bem protegidas para que a água não entre e não fique acumulada ali.
 
Sem jato forte e sem produtos domésticos
 
Luciana também enfatiza que não se deve jogar água diretamente no motor, principalmente usando lavadoras de alta pressão, que podem forçar água para dentro de conectores sensíveis. A recomendação é utilizar quantidade moderada de água e evitar totalmente produtos caseiros como sabão em pó ou detergente de cozinha.
 
Os produtos indicados para limpeza de motor são específicos para dissolver graxa e óleo sem atacar borrachas e plásticos. Para retirar sujeiras mais difíceis, o ideal é usar pincéis e panos para obter um resultado detalhado sem riscos.
 
Dica importante
 
Segundo a mecânica, o motor precisa estar completamente frio no momento da lavagem. Água fria em um bloco quente pode causar danos por choque térmico.
 
Não tem segurança para fazer o serviço em casa
 
Luciana finaliza orientando que, se o proprietário não se sentir seguro para fazer o isolamento correto dos componentes, a melhor opção é procurar um lavador especializado para evitar problemas mecânicos.

Entradas e saídas da rodoviária de Porto Velho são invertidas para reduzir congestionamentos

Faltam 20 dias para regularizar ciclomotores em Rondônia; veja quem precisa fazer o procedimento