Avaliação testou 42 modelos em impacto frontal e lateral; apenas quatro obtiveram nota máxima de 5 estrelas.
O Latin NCAP, programa de avaliação de segurança veicular da América Latina e Caribe, divulgou o novo ranking 2025 das cadeirinhas infantis mais seguras. O levantamento analisou 42 modelos disponíveis no mercado, em três categorias, bebês, crianças pequenas e crianças maiores e apenas quatro conquistaram a nota máxima de cinco estrelas.
As cadeirinhas foram submetidas a testes de impacto frontal (64 km/h), impacto lateral (50 km/h) e facilidade de instalação, simulando condições reais de colisão. De acordo com o Latin NCAP, o desempenho nos impactos laterais e a fixação correta da cadeirinha no veículo são fatores essenciais para garantir a proteção total da criança.
📊 CONFIRA O RANKING COMPLETO ABAIXO:
O estudo também destacou que cadeirinhas com sistema Isofix continuam sendo as mais seguras, por reduzirem o risco de instalação incorreta. Entretanto, modelos que utilizam o cinto de segurança de forma correta também apresentaram bons resultados, reforçando que a qualidade da instalação é tão importante quanto o equipamento em si.
Outros tipos de fixação, como Isofix com base e ancoragem superior (Top Tether), também se mostraram eficazes, principalmente em cadeirinhas voltadas para frente, usadas por crianças maiores.
O Latin NCAP ressalta que a escolha da cadeirinha deve respeitar o peso e a altura da criança, e que o uso adequado do equipamento é o fator que mais contribui para salvar vidas em acidentes de trânsito.