Nova Kombi automática será produzida no Brasil como projeto inédito da Volkswagen

Modelo exclusivo está sendo desenvolvido com base na antiga T6.1 e terá motor 2.0 turbo a gasolina; estreia acontece em 2026

Compartilhar via
Nova Kombi automática será produzida no Brasil como projeto inédito da Volkswagen

Divulgação/Gracha original Charles Silva Rodrigues realiza inspeção técnica em suspensão e freios / Crédito: Luis Andreoli

Business

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do RondoMotor.​

A Volkswagen confirmou que está desenvolvendo uma nova Kombi automática exclusivamente para o mercado brasileiro, com previsão de lançamento para 2026. O projeto, considerado inédito, será fabricado na planta de São Bernardo do Campo (SP) e busca atender a uma demanda por um veículo com espaço generoso, câmbio automático e apelo nostálgico — mas com tecnologia atualizada.
 
Batizado internamente de Projeto TK, o modelo usará a base da Multivan T6.1, ainda em produção na Europa, e terá como foco principal o público que deseja um utilitário versátil, confortável e moderno. O desenvolvimento tem o suporte da equipe de engenharia brasileira, em parceria com a matriz alemã.
 
A Kombi brasileira contará com o motor 2.0 TSI a gasolina, o mesmo que equipa modelos como Jetta GLI e Tiguan Allspace, com até 186 cv de potência e torque elevado, aliado a um câmbio automático de 7 marchas com dupla embreagem. A configuração mecânica deve garantir boa performance mesmo com o foco em transporte familiar ou comercial leve.
 
Segundo a Volkswagen, o projeto será totalmente adaptado à realidade brasileira, com suspensão reforçada para nossas vias, ajustes de conforto térmico e custo de produção mais competitivo. Apesar da inspiração no design clássico da Kombi, o modelo adotará uma carroceria moderna, seguindo a identidade visual global da VW.
 
A nova Kombi ocupará uma lacuna estratégica no portfólio da marca no Brasil, já que o modelo elétrico ID.Buzz, com proposta semelhante, não será vendido por aqui devido ao alto custo de importação.

Novo Fiat Fastback é flagrado na Suécia e deve estrear em 2025

É seguro andar com o teto solar aberto em alta velocidade?