Piloto de FMX esteve na capital rondoniense em visita rápida após o carnaval.
Nesta semana pós carnaval, esteve em rápida visita a Porto Velho, o piloto de Freestyle Motocross (FMX), Nicolas Ferreira. Natural de Sinop (MT), Nicolas é campeão brasileiro da modalidade e participa de renomados eventos como o Nitro Circus Tour do norte americano David Pastrana. E o Rondomotor bateu um papo com ele na Fox Motos, onde visitava o também piloto Hugo Amaral (atual campeão rondoniense de MX).
Nicolas começou cedo no esporte através do pai, também piloto Giovanni Ferreira. Aos 3 anos ganhou sua primeira moto. Aos 7 começou a participar de corridas ao lado do pai.
“Tenho muito orgulho do meu pai, que me levou ao esporte e sempre me incentivou”, disse. Ferreira acumulou títulos como campeão sul-mato-grossense e mato-grossense de motocross, consolidando-se no cenário nacional.
Da sua amizade com o piloto Gilmar "Joaninha" Flores, outra lenda do freestyle, começou a treinar a modalidade, onde se destacou. Reconhecido por ser o primeiro no país a acertar a manobra frontflip (mortal para frente) aos 20 anos. Após meses de treinos, o piloto executou a rotação para frente durante show de freestyle motocross na 15ª edição do Barretos Motorcycles.
O que é o frontflip
O frontflip representa um dos maiores marcos evolutivos do freestyle motocross. A execução da manobra envolve risco, técnica e precisão. Basta observar o movimento para notar todo o nível de dificuldade e o risco envolvido.
Em entrevista, Nicolas destacou que o que mais preocupa na manobra radical é a falta de visão.
“O frontflip é um salto cego. Ou seja, na rotação para frente perco o contato visual com o pouso. A manobra é um salto de fé ancorado na técnica”, afirmou.
Rondônia
Nicolas veio a Rondônia para realizar show no aniversário do município de Jorge Teixeira. Daqui, embarca direto para a Argentina, onde tem apresentação já na próxima semana.
O piloto também confirmou retorno ao estado ainda em 2026 para novas apresentações. Entre os compromissos previstos, está a participação na etapa do Campeonato Estadual de Motocross em Jaru, no mês de junho.
Atualmente, Nicolas Ferreira integra a equipe Adrenalina FMX.