RIMA 300X250

Governo anuncia fim da prova de baliza para tirar CNH em todo o Brasil

Nova regra consta no Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular e passa a valer para todos os Detrans do país

Compartilhar via
Governo anuncia fim da prova de baliza para tirar CNH em todo o Brasil

Foto de Divulgação / Crédito: Luis Andreoli

Business

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do RondoMotor.​

O Governo Federal anunciou oficialmente o fim da obrigatoriedade da prova de baliza no exame prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em todo o Brasil. A mudança foi confirmada neste domingo (1º) pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com a divulgação do novo Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, que passa a valer para todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans).
 
A medida já vinha sendo adotada de forma isolada em alguns estados, conforme antecipado pela revista Autoesporte no início da semana, e agora passa a ter validade nacional. Com a atualização do manual, a avaliação dos candidatos deixa de priorizar manobras específicas, como a baliza, e passa a focar exclusivamente na condução em via pública.
 
De acordo com o novo regulamento, os examinadores deverão analisar critérios como leitura do trânsito, tomada de decisões, respeito às regras de circulação e convivência segura com outros veículos, ciclistas e pedestres.
 
Outra mudança importante é a alteração no sistema de pontuação da prova prática. O limite passa a ser de até 10 pontos, e deixam de existir faltas eliminatórias automáticas. A reprovação, a partir de agora, será baseada exclusivamente nas infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
 
Na prática, isso significa que situações antes consideradas eliminatórias como deixar o veículo morrer durante o exame não resultarão mais em reprovação imediata, desde que não configurem infração de trânsito.
 
Segundo a Senatran, o objetivo da mudança é tornar o processo de habilitação mais alinhado à realidade do trânsito brasileiro, priorizando a segurança viária e a capacidade do condutor de lidar com situações reais do dia a dia.

Lotus que Ayrton Senna pilotou na Fórmula 1 em 1986 pode alcançar até R$ 63 milhões em leilão

Câmeras registram acidente que matou pai e deixou filha gravemente ferida em Porto Velho