Vice-presidente da marca admite desejo, mas afirma que não há potencial de mercado para versão esportiva
Durante o lançamento da linha 2026 da Fiat Toro, Frederico Battaglia, vice-presidente da Fiat e da Abarth na América do Sul, comentou sobre a possibilidade de uma versão esportiva da picape equipada com o motor 2.0 Hurricane de 272 cv.
O executivo chegou a provocar entusiasmo ao dizer que “dá vontade de ver esse produto aqui, com motor Hurricane e versão Abarth, não dá?”. No entanto, logo em seguida, praticamente descartou a ideia no curto prazo. “Não enxergamos potencial para que essa configuração seja oferecida no mercado hoje. Claro que estamos sempre atentos, mas no momento não há planos”, afirmou.
O motor em questão é o mesmo utilizado na Ram Rampage R/T e nos modelos Jeep Commander e Compass Blackhawk. Com quatro cilindros, injeção direta e torque de 40,8 kgfm, o propulsor é atualmente movido apenas a gasolina, mas a Stellantis já trabalha para torná-lo flex nos próximos anos.
Apesar da negativa oficial, rumores indicam que a Toro Abarth pode surgir na próxima geração da picape, prevista para o fim da década. Projeções mostram que o modelo teria câmbio automático de nove marchas, tração 4x4, modo Rally inspirado no “Poison” de Pulse e Fastback Abarth, além de mudanças visuais exclusivas.
Até lá, a Stellantis optou por uma nova reestilização da Toro, mantendo o modelo competitivo enquanto não avança para a troca de geração.