Aeronave autônoma de fabricante de carros chineses cai durante apresentação

Acidente em show aéreo deixou passageiro ferido; fabricante promete iniciar a montagem de 10 mil unidades por ano a partir de 2026.

Compartilhar via
Aeronave autônoma de fabricante de carros chineses cai durante apresentação

Foto de Divulgação / Crédito: Luis Andreoli

Business

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do RondoMotor.​

A fabricante chinesa Xpeng, conhecida por seus carros elétricos de última geração, enfrenta turbulências em seus planos de conquistar os céus. Durante uma apresentação no Changchun Air Show, duas aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) colidiram em pleno voo. Uma delas conseguiu pousar em segurança, mas a outra caiu e pegou fogo. Um passageiro ficou ferido.
 
 
Ainda não está claro se o modelo estava sendo operado de forma manual ou em modo totalmente autônomo no momento do acidente. Segundo comunicado da empresa, a colisão ocorreu porque as aeronaves estavam voando muito próximas uma da outra.
 
A aeronave da Xpeng utiliza seis rotores com braços dobráveis e pode operar tanto com piloto quanto de forma autônoma. O projeto vem sendo desenvolvido há mais de uma década e já conta com uma fábrica exclusiva em Guangzhou, planejada para produzir até 10 mil unidades por ano.
 
Apesar do acidente, a marca mantém os planos de colocar o eVTOL no mercado já no próximo ano. O preço estimado é de US$ 281.000 (cerca de R$ 1,49 milhão em conversão direta, sem impostos). A empresa aposta que a mobilidade elétrica sairá das ruas e ganhará os céus, unindo inovação e sustentabilidade.
 
A queda, porém, levanta dúvidas sobre segurança, confiabilidade e aceitação do público para esse tipo de transporte. Afinal, você se arriscaria a voar em uma aeronave autônoma?

Mastter Moto faz 2º Pregão de Vendas com motos a preço de fábrica em Porto Velho

Ram abandona projeto de caminhonete totalmente elétrica